quarta-feira, 22 de outubro de 2008

JOVEM PARA SEMPRE


Ao ler um artigo sobre a Medicina "ANTI-AGING", ou anti-envelhecimento, assunto que sempre me interessou, decidi publicar no meu blogue parte deste artigo que achei de grande interesse e, que é da autoria de "Romi Moya".
Com a preocupação do avanço progressivo de esperança de vida e consequentemente doenças que hoje se tornam cada vez mais frequentes como de : -Parkinson;Alzheimer;Artrite;Artroses;Obesidade,etc. Muitos profissionais de saúde, estão a incluir-se nesta NOVA ERA DA CIÊNCIA, agora não mais com a prespectiva de se tratar um sintoma apresentado ou somente a parte estética, mas sim de se prevenir todas as consequências negativas que o envelhecimento nos possa trazer, de uma forma altamente cientifica, com resultados melhores e sem grandes riscos.
Uma destas especialidades,é a MEDICINA ORTOMOLECULAR - "ORTO" vem do grego e significa justo, logo,ORTOMOLECULAR, significa, literalmente, "molécula justa", isto é, tudo o que o corpo reconhece como sendo correcto para o seu funcionamente ideal. A medicina ortomolecular está ligada aos conceitos de "oxidologia" e dos radicais livres, que são moléculas muito reactivas que utilizam o oxigénio como fonte principal da sua formação. Quando em desiquilibrio, aumentam a capacidade de lesão das células, danificando desde o ADN até aos diversos tecidos e órgãos. Isso provoca um rompimento das estruturas biológicas e um chamado "stress oxidativo". Tais danos, a longo prazo, aceleram o envelhecimento celular e podem causar várias doenças.
Portanto, para se chegar aos cem anos(ainda com muitas histórias por contar), está na disciplina de procurar alternativas naturais para nos alimentarmos de forma correcta, criar hábitos rotineiros de exercicios fisicos e meditação, manter relações sociais e afectivas saudáveis, descobrir coisas novas e felizes, dormir bem e sentir-se útil...
De que está à espera para reverter a ampulheta?!.

Sem comentários: